> Amaest realiza solenidade

Amaest realiza solenidade em comemoração ao Dia do Técnico em Segurança no Trabalho e do Engenheiro de Segurança

A Associação Matogrossense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest) realiza, na próxima sexta-feira (27/11), solenidade em comemoração ao Dia do Técnico em Segurança no Trabalho e do Engenheiro de Segurança. O evento será realizado no Plenário Rubens Paes de Barros Filho, sede do Crea-MT, às 18h. Além dos profissionais associados à Amaest, autoridades ligadas ao setor como Corpo de Bombeiros, Delegacia Regional do Trabalho e UFMT estarão presentes ao encontro.

"Não poderíamos deixar que tão importante data passasse em branco. Esta é apenas uma maneira de agradecermos aos profissionais pelos relevantes serviços prestados à população", explica o presidente da associação, Aubeci Davi dos Reis. Segundo ele, esta é apenas uma de várias ações que serão efetivadas pela nova diretoria que tomou posse em julho deste ano.

Atualmente, há 150 profissionais associados à Amaest, mas este número deve aumentar em breve. "A associação esteve desativada por dois anos. Agora, iremos promover várias atividades de divulgação e chamamento dos profissionais. Queremos que os outros 200 profissionais registrados no Crea-MT também sejam associados. Só assim, poderemos fortalecer a categoria e lutar por melhorias para todos", finaliza o presidente.


SAIBA MAIS - O Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos.

Cabe a ele, ainda, assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, também, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.

*Paula Peres
Especial para Ascom/Crea-MT