NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA
E EM MEDICINA DO TRABALHO (104.000-6)

4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (104.001-4 / I2)

4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (104.002-2 / I1)

4.2.1. Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (104.003-0 / I2)

4.2.1.1. Neste caso, os engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho poderão ficar centralizados.

4.2.1.2. Para os técnicos de segurança do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho, o dimensionamento será feito por canteiro de obra ou frente de trabalho, conforme o Quadro II, anexo. (104.004-9 / I1)

4.2.2. As empresas que possuam mais de 50 (cinqüenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (104.005-7 / I1)

4.2.3. A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5 (cinco) mil metros, dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2.

4.2.4. Havendo, na empresa, estabelecimento(s) que se enquadre(m) no Quadro II, desta NR, e outro(s) que não se enquadre(m), a assistência a este(s) será feita pelos serviços especializados daquele(s), dimensionados conforme os subitens 4.2.5.1 e 4.2.5.2 e desde que localizados no mesmo estado, território ou Distrito Federal. (104.006-5 / I2)

4.2.5. Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2. (104.007-3 / I1)

4.2.5.1. Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento dos serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos, devendo todos os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, assim constituídos, cumprirem tempo integral. (104.008-1 / I1)

4.2.5.2. Para as empresas enquadradas nos graus de risco 2, 3 e 4, o dimensionamento dos serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá o Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos. (104.009-0 / I1)

4.3. As empresas enquadradas no grau de risco 1 obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e que possuam outros serviços de medicina e engenharia poderão integrar estes serviços com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho constituindo um serviço único de engenharia e medicina.

4.3.1. As empresas que optarem pelo serviço único de engenharia e medicina ficam obrigadas a elaborar e submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, até o dia 30 de março, um programa bienal de segurança e medicina do trabalho a ser desenvolvido.

4.3.1.1. As empresas novas que se instalarem após o dia 30 de março de cada exercício poderão constituir o serviço único de que trata o subitem 4.3.1 e elaborar o programa respectivo a ser submetido à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, no prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua instalação.

4.3.1.2. As empresas novas, integrantes de grupos empresariais que já possuam serviço único, poderão ser assistidas pelo referido serviço, após comunicação à DRT.

4.3.2. À Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho fica reservado o direito de controlar a execução do programa e aferir a sua eficácia.

4.3.3. O serviço único de engenharia e medicina deverá possuir os profissionais especializados previstos no Quadro II, anexo, sendo permitido aos demais engenheiros e médicos exercerem Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, desde que habilitados e registrados conforme estabelece a NR 27. (104.010-3 / I1)

4.3.4. O dimensionamento do serviço único de engenharia e medicina deverá obedecer ao disposto no Quadro II desta NR, no tocante aos profissionais especializados. (104.011-1 / I1)

4.4. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho,
Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecendo o Quadro II, anexo.(*) Subitem 4.4 com redação dada p/ Port. n.º 11 (104.012-0 / I1)


4.4.1. Para fins desta NR, as empresas obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão exigir dos profissionais que os integram comprovação de que satisfazem os seguintes requisitos:

a) engenheiro de segurança do trabalho - engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação;

b) médico do trabalho - médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina;

c) enfermeiro do trabalho - enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem;

d) auxiliar de enfermagem do trabalho - auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação;
e) técnico de segurança do trabalho: técnico portador de comprovação de registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.

4.4.1.1. Em relação às Categorias mencionadas nas alíneas "a" e "c", observar-se-à o disposto na Lei no 7.410, de 27 de novembro de 1985.

4.4.2. Os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser empregados da empresa, salvo os casos previstos nos itens 4.14 e 4.15. (104.013-8 / I1)

4.5. A empresa que contratar outra(s) para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados no Quadro II, anexo, deverá estender a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho aos empregados da(s) contratada(s), sempre que o número de empregados desta(s), exercendo atividade naqueles estabelecimentos, não alcançar os limites previstos no Quadro II, devendo, ainda, a contratada cumprir o disposto no subitem 4.2.5. (104.014-6 / I1)

4.5.1. Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro II, anexo, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comum, nos moldes do item 4.14. (104.015-4 / I2)

4.5.2. Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro II, anexo, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sejam estes centralizados ou por estabelecimento. (104.016-2 / I1)

4.6. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos. (104.017-0 / I1)

4.7. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser chefiados por profissional qualificado, segundo os requisitos especificados no subitem 4.4.1 desta NR. (104.018-9 / I1)

4.8. O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. (104.019-7 / I1)

4.9. O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. (104.020-0 / I1)

4.10. Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (104.021-9 / I2)

4.11. Ficará por conta exclusiva do empregador todo o ônus decorrente da instalação e manutenção dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (104.022-7 / I2)

4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual-EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

d) responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;

e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

f) promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;

g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;

h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb;

j) manter os registros de que tratam as alíneas "h" e "i" na sede dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou facilmente alcançáveis a partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos dados correspondentes às alíneas "h" e "i" por um período não- inferior a 5 (cinco) anos;

l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

4.13. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, e deverão estudar suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas, conforme o disposto no subitem 5.14.1. da NR 5.

4.14. As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas.
4.14.1. A manutenção desses Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverá ser feita pelas empresas usuárias, que participarão das despesas em proporção ao número de empregados de cada uma.

4.14.2. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho previstos no item 4.14 deverão ser dimensionados em função do somatório dos empregados das empresas participantes, obedecendo ao disposto nos Quadros I e II e no subitem 4.2.1.2, desta NR.

4.15. As empresas referidas no item 4.14 poderão optar pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de instituição oficial ou instituição privada de utilidade pública, cabendo às empresas o custeio das despesas, na forma prevista no subitem 4.14.1.

4.16. As empresas cujos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho não possuam médico do trabalho e/ou engenheiro de segurança do trabalho, de acordo com o Quadro II desta NR, poderão se utilizar dos serviços destes profissionais existentes nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho mencionados no item 4.14 e subitem 4.14.1 ou no item 4.15, para atendimento do disposto nas NR.

4.16.1. O ônus decorrente dessa utilização caberá à empresa solicitante.

4.17. Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata esta NR deverão ser registrados no órgão regional do MTb. (104.023-5 / I1)

4.17.1. O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados:

a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;

b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;

d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento;

e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

4.18. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, já constituídos, deverão ser redimensionados nos termos desta NR e a empresa terá 90 (noventa) dias de prazo, a partir da publicação desta Norma, para efetuar o redimensionamento e o registro referido no item 4.17. (104.024-3 / I1)

4.19. A empresa é responsável pelo cumprimento da NR, devendo assegurar, como um dos meios para concretizar tal responsabilidade, o exercício profissional dos componentes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O impedimento do referido exercício profissional, mesmo que parcial e o desvirtuamento ou desvio de funções constituem, em conjunto ou separadamente, infrações classificadas no grau I4, se devidamente comprovadas, para os fins de aplicação das penalidades previstas na NR 28. (104.025-1 / I4)

4.20. Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para fins de aplicação desta NR, o local em que os seus empregados estiverem exercendo suas atividades.


QUADRO I
CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

QUADRO I

CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

CÓDIGO ATIVIDADEGRAU DE RISCO
A-AGRICULTURA, PECUÁRIA, SILVICULTURA E EXPLORAÇÃO FLORESTAL
1AGRICULTURA, PECUÁRIA E SERVIÇOS RELACIONADOS COM ESSAS ATIVIDADES



01.1Produção de Lavouras Temporárias
01.11-2cultivo de cereais3
01.12-0cultivo de algodão herbáceo3
01.13-9cultivo de cana-de-açúcar3
01.14-7cultivo de fumo3
01.15-5cultivo de soja3
01.19-8cultivo de outros produtos temporários3



01.2Horticultura e Produtos de Viveiro
01.21-0cultivo de hortaliças, legumes e especiarias hortícolas3
01.22-8cultivo de flores e plantas ornamentais3



01.3 Produção de Lavouras Permanentes
01.31-7cultivo de frutas cítricas3
01.32-5cultivo de café3
01.33-3cultivo de cacau3
01.34.1 cultivo de uva 3
01.39-2cultivo de outras frutas, frutos secos, plantas para

preparo de bebidas e para produção de condimentos3



01.4 Pecuária
01.41-4criação de bovinos3
01.42-2criação de outros animais de grande porte3
01.43-0criação de ovinos3
01.44-9criação de suínos3
01.45-7criação de aves3
01.46-5criação de outros animais3



01.5Produção Mista: Lavoura e Pecuária
01.50-3produção mista: lavoura e pecuária3



01.6Atividades de Serviços Relacionados com a Agricultura

e Pecuária, Exceto Atividades Veterinárias
01.61-9atividades de serviços relacionados com a agricultura3
01.62-7atividades de serviços relacionados com a pecuária, exceto

atividades veterinárias3



2SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E SERVIÇOS RELACIONADOS COM ESTAS ATIVIDADES



02.1Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados com estas Atividades



02.11-9silvicultura3
02.12-7exploração florestal 3
02.13-5atividades dos serviços relacionados com a silvicultura e a exploração florestal3



B -PESCA



5PESCA, AQÜICULTURA E ATIVIDADE DOS SERVIÇOS RELACIONADOS COM ESTAS ATIVIDADES



05.1Pesca, Aqüicultura e Atividades dos Serviços Relacionados com estas Atividades



05.11-8pesca3
05.12-6aqüicultura3



C - INDÚSTRIAS EXTRATIVAS



10EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL4



10.0Extração De Carvão Mineral
10.00-6Extração de carvão mineral4



10EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E SERVIÇOS CORRELATOS



11.1Extração de Petróleo e Gás Natural
11.10-0extração de petróleo e gás natural 4



11.2Serviços Relacionados com a Extração de Petróleo e

Gás - Exceto a Prospecção Realizada por Terceiros



11.20-7serviços relacionados com a extração de petróleo e gás - exceto a prospecção realizada por terceiros4



13EXTRAÇÃO DE MINERAIS METÁLICOS



14.1 Extração de Minério de Ferro
13.10-2extração de minério de ferro4



13.2 Extração de Minérios Metálicos Não-Ferrosos
13.21-8extração de minério de alumínio4
13.22-6extração de minério de estanho4
13.23-4extração de minério de manganês4
13.24-2extração de minério de metais preciosos4
13.25-0extração de minerais radioativos4
13.29-3extração de outros minerais metálicos não-ferrosos4



14EXTRAÇÃO DE MINERAIS NÃO-METÁLICOS



14.1 Extração de Pedra, Areia e Argila
14.10-9extração de pedra, areia e argila4



14.2 Extração De Outros Minerais Não-Metálicos
14.21-4extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes e produtos químicos4



14.22-2extração e refino de sal marinho e sal-gema4



14.29-0Extração de outros minerais não-metálicos4



D -INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO
15FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E BEBIDAS



15.1Abate e Preparação de Produtos de Carne e de Pescado
15.11-3abate de reses, preparação de produtos de carne abate de aves e outros pequenos animais e preparação de produtos de carne3
15.12-1




15.13-0preparação de carne, banha e produtos de salsicharia não-associadas ao abate3



15.14-8preparação e preservação do pescado e fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos


3



15.2Processamento, Preservação e Produção de Conservas de Frutas, Legumes e Outros Vegetais



15.21-0processamento, preservação e produção de conservas de frutas3



15.22-9processamento, preservação e produção de conservas de legumes e outros vegetais


3
15.23-7produção de sucos de frutas e de legumes3



15.3Produção de Óleos e Gorduras Vegetais e Animais
15.31-8produção de óleos vegetais em bruto3
15.32-6refino de óleos vegetais3
15.33-4preparação de margarina e outras gorduras vegetais e de óleos de origem animal não-comestíveis3



15.4 Laticínios
15.41-5preparação do leite3
15.42-3fabricação de produtos do laticínio3
15.43-1fabricação de sorvetes3



15.5Moagem, Fabricação de Produtos Amiláceos e de Rações

Balanceadas para Animais
15.51-2beneficiamento de arroz e fabricação de produtos do arroz3
15.52-0moagem de trigo e fabricação de derivados3
15.53-9fabricação de farinha de mandioca e derivados3
15.54-7fabricação de fubá e farinha de milho3
15.55-5fabricação de amidos e féculas de vegetais e fabricação de óleos de milho3



15.56-3fabricação de rações balanceadas para animais3
15.59-8beneficiamento, moagem e preparação de outros alimentos de origem vegetal3



15.6Fabricação e Refino de Açúcar
15.61-0usinas de açúcar3
15.62-8refino e moagem de açúcar3



15.7Torrefação e Moagem de Café
15.71-7torrefação e moagem de café 3
15.72-5fabricação de café solúvel 3



15.8Fabricação de Outros Produtos Alimentícios
15.81-4fabricação de produtos de padaria, confeitaria e pastelaria3
15.82-2fabricação de biscoitos e bolachas3
15.83-0produção de derivados de cacau e elaboração de chocolates, balas, gomas de mascar



15.84-9fabricação de massas alimentícias3
15.85-7preparação de especiarias, molhos, temperos e condimentos3
15.86-5preparação de produtos dietéticos, alimentos para crianças e outros alimentos conservados



15.89-0fabricação de outros produtos alimentícios3



15.9 Fabricação de Bebidas
15.91-1fabricação, retificação, homogeneização e mistura de 3

aguardentes e outras bebidas destiladas
15.92-0fabricação de vinho3
15.93-8fabricação de malte, cervejas e chopes3
15.94-6engarrafamento e gaseificação de águas minerais3
15.95-4fabricação de refrigerantes e refrescos3



16FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DO FUMO



16.0Fabricação de Produtos do Fumo
16.00-4fabricação de produtos do fumo3



17FABRICAÇÃO DE PRODUTOS TÊXTEIS



17.1 Beneficiamento de Fibras Têxteis Naturais
17.11-6beneficiamento de algodão3
17.19-1beneficiamento de outras fibras têxteis naturais3



17.2 Fiação
17.21-6fiação de algodão3
17.22-1fiação de outras fibras têxteis naturais 33
17.23-0fiação de fibras artificiais ou sintéticas3
17.24-8fabricação de linhas e fios para coser e bordar3



17.3Tecelagem - Inclusive Fiação e Tecelagem
17.31-0tecelagem de algodão3
17.32-9tecelagem de fios de fibras têxteis naturais3
17.33-7tecelagem de fios e filamentos contínuos artificiais ou sintéticos3






17.4 Fabricação de Artefatos Têxteis Incluindo Tecelagem
17.41-8fabricação de artigos de tecido de uso doméstico incluindo tecelagem3
17.49-3fabricação de outros artefatos têxteis incluindo tecelagem3



17.5 Serviços de Acabamento em Fios, Tecidos e Artigos Têxteis
17.50-7serviços de acabamento em fios, tecidos e artigos têxteis

produzidos por terceiros3



17.6Fabricação de Artefatos Têxteis a Partir de Tecidos -

Exclusive Vestuário - e de Outros Artigos Têxteis
17.61-2fabricação de artefatos têxteis a partir de tecidos2
17.62-0fabricação de artefatos de tapeçaria2
17.63-9fabricação de artefatos de cordoaria2
17.64-7fabricação de tecidos especiais - inclusive artefatos2
17.69-8fabricação de outros artigos têxteis - exclusive vestuário produzidos em malharias (tricotagens)



17.7 Fabricação de Tecidos e Artigos de Malhas
17.71.0fabricação de tecidos de malha2
17.72-8fabricação de meias2
17.79-5fabricação de outros artigos do vestuário produzidos em malharias (tricotagens)2



18CONFECÇÃO DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS



18.1 confecção de artigo do vestiário e acessórios
18.11-2confecção de peças interiores do vestuário2
18.12-0confecção de outras peças do vestuário2
18.13-9confecção de roupas profissionais2



18.2Fabricação de Acessórios do Vestuário e de Segurança Profissional



18.21-0fabricação de acessórios do vestuário2
18.22-8fabricação de acessórios para segurança industrial e pessoal3



19PREPARAÇÃO DE COUROS E FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO, ARTIGOS DE VIAGEM E CALÇADOS



19.1 Curtimento e outras Preparações de Couro
19.10-0curtimento e outras preparações de couro4



19.2Fabricação de Artigos para Viagem e de Artefatos

Diversos de Couro
19.21-6fabricação de malas, bolsas, valises e outros artefatos

para viagem de qualquer material2
19.29-1fabricação de outros artefatos de couro2



19.3Fabricação de Calçados
19.31-3fabricação de calçados de couro3
19.32-1fabricação de tênis de qualquer material3
19.33-0fabricação de calçados de plásticos3
19.39-9fabricação de calçados de outros materiais3



20FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE MADEIRA



20.1 Desdobramento de Madeira
20.10-9 desdobramento de madeira4



20.2Fabricação de Produtos de Madeira, Cortiça e Material

Trançado - Exclusive Móveis
20.21-4fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira

compensada, prensada ou aglomerada4
20.22-2fabricação de esquadrias de madeira, de casas de madeira pré-fabricadas, de estruturas de madeira e artigos de carpintaria4
20.23-0fabricação de artefatos de tanoaria e embalagens de madeira3



20.29-0fabricação de artefatos diversos de madeira, palha, cortiça e material trançado - exclusive móveis3



21FABRICAÇÃO DE CELULOSE, PAPEL E PRODUTOS DE PAPEL



21.1Fabricação de Celulose e Outras Pastas para a Fabricação de Papel



21.10-5fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel3

de papel



21.2 Fabricação de Papel, Papelão Liso, Cartolina e Cartão
21.21-0fabricação de papel3
21.22-9fabricação de papelão liso, cartolina e cartão de papel3



21.3 Fabricação de Embalagens de Papel ou Papelão
21.31-8fabricação de embalagens de papel2
21.32-6fabricação de embalagens de papelão - inclusive a fabricação de papelão corrugado2



21.4Fabricação de Artefatos Diversos de Papel, Papelão, Cartolina e Cartão



21.41-5fabricação de artefatos de papel, papelão, cartolina e cartão para escritório2



21.42-3fabricação de fitas e formulários contínuos - impresso ou não


2
21.49-0fabricação de outros artefatos de pastas, papel, papelão, cartolina e cartão


2



22EDIÇÃO, IMPRESSÃO E REPRODUÇÃO DE GRAVAÇÕES



22.1Edição; Edição e Impressão
22.11-0edição; edição e impressão de jornais3
22.12-8edição; edição e impressão de revistas3
22.13-6edição; edição e impressão de livros3
22.14-4edição de discos, fitas e outros materiais gravados3
22.19-5edição; edição e impressão de outros produtos gráficos3



22.2 Impressão e Serviços Conexos para Terceiros
22.21-7impressão de jornais, revistas e livros3
22.22-5serviço de impressão de material escolar e de material para usos industrial e comercial3



22.29-2execução de outros serviços gráficos3



22.3 Reprodução de Materiais Gravados
22.31-4reprodução de discos e fitas2
22.32-2reprodução de fitas de vídeos2
22.33-0reprodução de filmes2
22.34-9reprodução de programas de informática em

disquetes e fitas2



23FABRICAÇÃO DE COQUE, REFINO DE PETRÓLEO, ELABORAÇÃO

COMBUSTÍVEIS NUCLEORES E PRODUÇÃO DE ÁLCOOL



23.1Coquerias
23.10-8 coquerias



23.2 Refino de Petróleo
23.20-5refino de petróleo3



23.3 Elaboração de Combustíveis Nucleares
23.30-2elaboração de combustíveis nucleares4



23.4 Produção de Álcool
23.40-0produção de álcool3



24FABRICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS



24.1 Fabricação de Produtos Químicos Inorgânicos
24.11-2fabricação de cloro e álcalis3
24.12-0fabricação de intermediários para fertilizantes3
24.13-9fabricação de fertilizantes fosfatados, nitrogenados e potássicos3
24.14-7fabricação de gases industriais3
24.19-8fabricação de outros produtos inorgânicos3



24.2 Fabricação de Produtos Químicos Orgânicos
24.21-0fabricação de produtos petroquímicos básicos3
24.22-8fabricação de intermediários para resinas e fibras3
24.29-5fabricação de outros produtos químicos orgânicos3



24.3Fabricação de Resinas e Elastômeros
24.31-7fabricação de resinas termoplásticas3
24.32-5fabricação de resinas termofixas3
24.33-3fabricação de elastômeros3



24.4Fabricação de Fibras, Fios, Cabos e Filamentos Contínuos Artificiais e Sintéticos



24.41-4fabricação de fibras, fios, cabos e filamentos contínuos artificiais3
24.42-2fabricação de fibras, fios, cabos e filamentos contínuos sintéticos3



24.5 Fabricação de Produtos Farmacêuticos
24.51-1fabricação de produtos farmoquímicos3
24.52-0fabricação de medicamentos para uso humano3
24.53-8fabricação de medicamentos para uso veterinário3
24.54-6fabricação de materiais para usos médicos, hospitalares e odontológicos


3



24.6 Fabricação de Defensivos Agrícolas
24.61-9fabricação de inseticidas3
24.62-7fabricação de fungicidas3
24.63-5fabricação de herbicidas3
24.69-4fabricação de outros defensivos agrícolas3



24.7Fabricação de Sabões, Detergentes, Produtos de Limpeza e Artigos de Perfumaria



24.71-6fabricação de sabões, sabonetes e detergentes sintéticos3
24.72-4fabricação de produtos de limpeza e polimento3
24.73-2fabricação de artigos de perfumaria e cosméticos2



24.8Fabricação de Tintas, Vernizes, Esmaltes, Lacas e Produtos Afins



24.81-3fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas3
24.82-1fabricação de tintas de impressão3
24.83-0fabricação de impermeabilizantes, solventes e produtos afins3



24.9 Fabricação de Produtos e Preparados Químicos Diversos
24.91-0fabricação de adesivos e selantes3
24.92-9fabricação de explosivos4
24.93-7fabricação de catalisadores3
24.94-5fabricação de aditivos de uso industrial3
24.95-3fabricação de chapas, filmes, papéis e outros materiais e produtos químicos para fotografia3



24.96-1fabricação de discos e fitas virgens3
24.99-6fabricação de outros produtos químicos não-especificados ou não-classificados3



25FABRICAÇÃO DE ARTIGOS DE BORRACHA E PLÁSTICO



25.1 Fabricação de Artigos de Borracha
25.11-9fabricação de pneumáticos e de câmaras-de-ar4
25.12-7recondicionamento de pneumáticos e artefatos diversos de borracha4



25.2 Fabricação de Produtos de Plástico
25.21-6fabricação de laminados planos e tubulares de plástico3
25.22-4fabricação de embalagem de plástico3
25.29-1fabricação de artefatos diversos de plástico3



26FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE MINERAIS NÃO-METÁLICOS



26.1 Fabricação de Vidro e de Produtos do Vidro
26.11-5fabricação de vidro plano e de segurança3
26.12-3fabricação de vasilhames de vidro3
26.19-0fabricação de artigos de vidro3



26.2 Fabricação de Cimento
26.20-4fabricação de cimento4



26.3Fabricação de Artefatos de Concreto, Cimento, Fibrocimento,

Gesso e Estuque
26.30-1fabricação de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e estuque4



26.4 Fabricação de Produtos Cerâmicos
26.41-7fabricação de produtos cerâmicos não-refratários para uso estrutural na construção civil3



26.42-5fabricação de produtos cerâmicos refratários4
26.49-2fabricação de produtos cerâmicos não-refratários para usos diversos3



26.9Aparelhamento de Pedras e Fabricação de Cal e de Outros Produtos de Minerais Não-Metálicos



26.91-3britamento, aparelhamento e outros trabalhos em pedras (não-associado à extração)4



26.92-1fabricação de cal virgem, cal hidratada e gesso4
26.99-9fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos3



27METARLURGIA BÁSICA



27.1 Siderúrgicas Integradas
27.11-1produção de laminados planos de aço4
27.12-0produção de laminados não-planos de aço4



27.2Fabricação de Produtos Siderúrgicos - Exclusive em

Siderúrgicas Integradas
27.21-9produção de gusa4
27.22-7produção de ferro, aço e ferro-ligas em formas primárias e

semi-acabados4
27.29-4produção de relaminados, trefilados e retrefilados de aço-exclusive tubos4



27.3 Fabricação de Tubos - Exclusive em Siderúrgicas Integradas
27.31-6fabricação de tubos de aço com costura4
27.39-1fabricação de outros tubos de ferro e aço4



27.4 Metalurgia de Metais Não-Ferrosos



27.41-3metalurgia do alumínio e suas ligas4
27.42-1metalurgia dos metais preciosos4
27.49-9metalurgia de outros metais não-ferrosos e suas ligas4



27.5 Fundição
27.51-0fabricação de peças fundidas de ferro e aço4
27.52-9 fabricação de peças fundidas de metais não-ferrosos e sua ligas4



28FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE METAL-EXCLUSIVE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS



28.1Fabricação de Estruturas Metálicas e Obras de Caldeiraria Pesada



28.11-8fabricação de estruturas metálicas para edifícios, pontes, torres de transmissão, andaimes e outros fins4



28.12-6fabricação de esquadrias de metal3
28.13-4fabricação de obras de caldeiraria pesada4



28.2 Fabricação de Tanques, Caldeiras e Reservatórios Metálicos
28.21-5fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central3



28.22-3fabricação de caldeiras geradoras de vapor - exclusive para

aquecimento central e para veículos3



28.3Forjaria, Estamparia, Metalurgia do Pó e Serviços de Tratamento de Metais



28.31-2produção de forjados de aço4
28.32-0produção de forjados de metais não-ferrosos e suas ligas4
28.33-9fabricação de artefatos estampados de metal3
28.34-7metalurgia do pó4
28.39-8têmpera, cementação e tratamento térmico do aço, serviços de usinagem, galvanotécnica e solda4



28.4Fabricação de Artigos de Cutelaria, de Serralheria e Ferramentas Manuais



28.41-0fabricação de artigos de cutelaria 3
28.42-8fabricação de artigos de serralheria - exclusive esquadrias3
28.43-6fabricação de ferramentas manuais3



28.9 Fabricação de Produtos Diversos de Metal
28.91-6fabricação de embalagens metálicas3
28.92-4fabricação de artefatos de trefilados4
28.93-2fabricação de artigos de funilaria e de artigos de metal para usos doméstico e pessoal


3
28.99-1fabricação de outros produtos elaborados de metal3



29FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS



29.1Fabricação de Motores, Bombas, Compressores e Equipamentos de Transmissão



29.11-4fabricação de motores estacionários de combustão interna, turbinas

e outras máquinas motrizes não elétricas - exclusive para aviões e veículos rodoviários


3
29.12-2fabricação de bombas e carneiros hidráulicos3
29.13-0fabricação de válvulas, torneiras e registros3
29.14-9fabricação de compressores3
29.15-7fabricação de equipamentos de transmissão para fins industriais - inclusive rolamentos3



29.2 Fabricação de Máquinas e Equipamentos de Uso Geral
29.21-1fabricação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos

não-elétricos para instalações térmicas3
29.22-0fabricação de estufas e fornos elétricos para fins industriais3
29.23-8fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas e pessoas3



29.24-6fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação de uso industrial3



29.25-4fabricação de aparelhos de ar-condicionado3
29.29-7fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral3



29.3Fabricação de Tratores e de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura, Avicultura e Obtenção de Produtos Animais



29.31-9fabricação de máquinas e equipamentos, para agricultura, avicultura e obtenção de produtos animais3



29.32-7fabricação de tratores agrícolas 3



29.4Fabricação de Máquinas-Ferramenta
29.40-8fabricação de máquinas-ferramenta3



29.5Fabricação de Máquinas e Equipamentos para as Indústrias

de Extração Mineral e Construção
29.51-3fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria de

prospecção e extração de petróleo3
29.52-1fabricação de outras máquinas e equipamentos para a extração de

minérios e indústria da construção3
29.53-0fabricação de tratores de esteira e tratores de uso na construção e mineração3



29.54-8fabricação de máquinas e equipamentos de terraplenagem e pavimentação3



29.6Fabricação de Outras Máquinas e Equipamentos de Uso Específico



29.61-0fabricação de máquinas para a indústria metalúrgica – exclusive máquinas - ferramenta3



29.62-9fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias alimentar, de bebida e fumo


3
29.63-7fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil3
29.64-5fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias do vestuário e de couro e calçados


3
29.65-3fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias de celulose, papel e papelão e artefatos3



29.69-6fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso específico3



29.7 Fabricação de Armas, Munições e Equipamentos Militares
29.71-8fabricação de armas de fogo e munições4
29.72-6fabricação de equipamento bélico pesado4



29.8 Fabricação de Eletrodomésticos
29.81-5fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico


3
29.89-0fabricação de outros aparelhos eletrodomésticos3



30FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS PARA ESCRITÓRIO E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA



30.1Fabricação de Máquinas para Escritório
30.11.2fabricação de máquinas de escrever e calcular, copiadoras e outros equipamentos não-eletrônicos para escritório3
30.12-0fabricação de máquinas de escrever e calcular, copiadoras e outros equipamentos eletrônicos destinados à automação gerencial e comercial3



30.2Fabricação de Máquinas e Equipamentos de Sistemas Eletrônicos para Processamento de Dados
30.21-0fabricação de computadores3
30.22-8fabricação de equipamentos periféricos para máquinas

eletrônicas para tratamento de informações3



31FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS E MATERIAIS ELÉTRICOS



31.1Fabricação de Geradores, Transformadores e Motores Elétricos
31.11-9fabricação de geradores de corrente contínua ou alternada3
31.12-7 fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes3



31.13-5fabricação de motores elétricos3



31.2Fabricação de Equipamentos para Distribuição e Controle de Energia Elétrica



31.21-6fabricação de subestações, quadros de comando, reguladores de voltagens e outros aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia3



31.22-4fabricação de material elétrico para instalação em circuito de consumo


3



31.3Fabricação de Fios, Cabos e Condutores Elétricos Isolados



31.30-5fabricação de fios, cabos e condutores elétricos isolados3



31.4 Fabricação de Pilhas, Baterias e Acumuladores Elétricos
31.41-0fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos - exclusive para veículos3



31.42-9fabricação de baterias e acumuladores para veículos4



31.5 Fabricação de Lâmpadas e Equipamentos de Iluminação
31.51-8fabricação de lâmpadas3
31.52-6fabricação de luminárias e equipamentos de iluminação – exclusive para veículos3



31.6Fabricação de Material Elétrico para Veículos – Exclusive Baterias



31.60-7fabricação de material elétrico para veículos – exclusive Baterias3



31.9Fabricação de Outros Equipamentos e Aparelhos Elétricos
31.91-7fabricação de eletrodos, contatos e outros artigos de carvão e grafita para uso elétrico, eletroímãs e isoladores3



31.92-5fabricação de aparelhos e utensílios para sinalização e alarme3
31.99-2fabricação de outros aparelhos ou equipamentos elétricos3



32FABRICAÇÃO DE MATERIAL ELETRÔNICO E DE APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÕES



32.1Fabricação de Material Eletrônico Básico
32.10-7fabricação de material eletrônico básico 3



32.2Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telefonia e Radiotelefonia e de Transmissores de Televisão e Rádio



32.21-2fabricação de equipamentos transmissores de rádio e televisão e de equipamentos para estações telefônicas, para radiotelefonia e radiotelegrafia - inclusive de microondas e repetidoras3



32.22-0fabricação de aparelhos telefônicos, sistemas de intercomunicação e semelhantes3



32.3Fabricação de Aparelhos Receptores de Rádio e Televisão e de Reprodução, Gravação ou Amplificação de Som e Vídeo



32.30-1fabricação de aparelhos receptores de rádio e televisão e de reprodução, gravação ou amplificação de som e vídeo3



33FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INSTRUMENTAÇÃO MÉDICO-HOSPITALARES, INSTRUMENTOS DE PRECISÃO E ÓTICOS, EQUIPAMENTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CRONÔMETROS E RELÓGIOS



33.1Fabricação de Aparelhos e Instrumentos para usos Médico-Hospitalares, Odontológicos e de Laboratórios e Aparelhos Ortopédicos






33.10-3Fabricação de Aparelhos e Instrumentos para usos Médico-Hospitalares, Odontológicos e de Laboratórios e Aparelhos Ortopédicos3






33.2Fabricação de Aparelhos e Instrumentos de Medida, Testes e Controle - Exclusive Equipamentos para Controle de Processos Industriais
33.20-0fabricação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle - exclusive equipamentos para controle de processos industriais3



33.3Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos de Sistemas Eletrônicos Dedicados à Automação Industrial e Controle do Processo Produtivo
33.30-8fabricação de máquinas, aparelhos e equipamentos de sistemas eletrônicos dedicados à automação industrial e controle de processo produtivo3



33.4Fabricação de Aparelhos, Instrumentos e Materiais Óticos, Fotográficos e Cinematográficos



33.40-5fabricação de aparelhos, instrumentos e materiais óticos, Óticos, Fotográficos e Cinematográficos3



33.5 Fabricação de Cronômetros e Relógios
33.50-2fabricação de cronômetros e relógios3



34FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, REBOQUES E CARROCERIAS



34.1 Fabricação de Automóveis, Camionetas e Utilitários
34.10-0fabricação de automóveis, camionetas e utilitários 3



34.2 Fabricação de Caminhões e Ônibus
34.20-7fabricação de caminhões e ônibus3



34.3 Fabricação de Cabines, Carrocerias e Reboques
34.31-2fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhão3
34.32-0fabricação de carrocerias para ônibus3
34.39-8fabricação de cabines, carrocerias e reboques para outros veículos


3



34.4Fabricação de Peças e Acessórios para Veículos Automotores



34.41-0fabricação de peças e acessórios para o sistema motor3
34.42-8fabricação de peças e acessórios para os sistemas de marcha e transmissão4



34.43-6fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios4
34.44-4fabricação de peças e acessórios para o sistema de direção e suspensão3



34.49-5fabricação de peças e acessórios de metal para veículos automotores não-classificados em outra classe3



34.5Recondicionamento ou Recuperação de Motores para Veículos Automotores



34.50-9recondicionamento ou recuperação de motores para veículos automotores


3



35 FABRICAÇÃO DE OUTROS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE



35.1 Construção e reparação de embarcações
35.11-4construção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes4


4
35.12-2construção e reparação de embarcações para esporte e lazer3



35.2Construção, Montagem e Reparação de Veículos Ferroviários



35.21-1construção e montagem de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes


3
35.22-0fabricação de peças e acessórios para veículos ferroviários3
35.23-8reparação de veículos ferroviários3



35.3Construção, Montagem e Reparação de Aeronaves
35.31-9construção e montagem de aeronaves4
32-7reparação de aeronaves4



35.9Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte
35.91-2fabricação de motocicletas3
35.92-0fabricação de bicicletas e triciclos não-motorizados3
35.99-8fabricação de outros equipamentos de transporte3



36FABRICAÇÃO DE MÓVEIS E INDÚSTRIAS DIVERSAS



36.1 Fabricação de Artigos do Mobiliário
36.11-0fabricação de móveis com predominância de madeira3
36.12-9fabricação de móveis com predominância de metal3
36.13-7fabricação de móveis de outros materiais3
36.14-5fabricação de colchões2



36.9 Fabricação de Produtos Diversos
36.91-9lapidação de pedras preciosas e semipreciosas fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria3


3
36.92-7fabricação de instrumentos musicais2
36.93-5fabricação de artefatos para caça, pesca e esporte3
36.94-3fabricação de brinquedos e de jogos recreativos3
36.95-1fabricação de canetas, lápis, fitas impressoras para máquinas e outros artigos para escritório3



36.96-0fabricação de aviamentos para costura3
36.97-8fabricação de escovas, pincéis e vassouras2
36.99-4fabricação de produtos diversos2



37RECICLAGEM



37.1Reciclagem de Sucatas Metálicas
37.10-9reciclagem de sucatas metálicas3



37.2 Reciclagem de Sucatas Não-Metálicas
37.20-6reciclagem de sucatas não-metálicas3



E -PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ELETRICIDADE, GÁS E ÁGUA



40ELETRICIDADE, GÁS E ÁGUA QUENTE



40.1Produção e Distribuição de Energia Elétrica
40.10-0produção e distribuição de energia elétrica3



40.2Produção e Distribuição de Gás Através de Tubulações
40.20-7produção e distribuição de gás através de tubulações3



40.3Produção e Distribuição de Vapor e Água Quente
40.30-4produção e distribuição de vapor e água quente3



41CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA



41.0 Captação, Tratamento e Distribuição de Água
41.00-9captação, tratamento e distribuição de água3



F -CONSTRUÇÃO



45CONSTRUÇÃO



45.1 Preparação do Terreno
45.11-0demolição e preparação do terreno4
45.12-8perfurações e execução de fundações destinadas à construção civil4



45.13-6grandes movimentações de terra4



45.2Construção de Edifícios e Obras de Engenharia Civil
45.21.7edificações (residenciais, industriais, comerciais e de serviços) - inclusive ampliação e reformas completas4
45.22-5obras viárias - inclusive manutenção4
45.23-3grandes estruturas e obras de arte4
45.24-1obras de urbanização e paisagismo3
45.25-0montagens industriais4
45.29-2obras de outros tipos3



45.3Obras de Infra-Estrutura para Engenharia Elétrica, Eletrônica e Engenharia Ambiental



45.31-4construção de barragens e represas para geração de energia elétrica4



45.32-2construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica4



45.33-0construção de estações e redes de telefonia e comunicação4
45.34-9construção de obras de prevenção e recuperação do meio ambiente3



45.4 Obras de Instalações
45.41-1instalações elétricas3
45.42-0 instalações de sistemas de ar-condicionado, de ventilação e refrigeração3
45.43-8instalações hidráulicas, sanitárias, de gás, de sistema de prevenção contra incêndio, de pára-raios, de segurança e alarme3
45.49-7outras obras de instalações3



45.5Obras de Acabamentos e Serviços Auxiliares da Construção
45.51-9alvenaria e reboco3
45.52-7impermeabilização e serviços de pintura em geral3
45.59-4outros serviços auxiliares da construção3



45.6Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição com Operários
45.60-8aluguel de equipamentos de construção e demolição com operários4



G -COMÉRCIO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, OBJETOS PESSOAIS E DOMÉSTICOS



50COMÉRCIO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS E COMÉRCIO A VAREJO DE COMBUSTÍVEIS



50.1 Comércio a Varejo e por Atacado de Veículos Automotores
50.10-5comércio a varejo e por atacado de veículos automotores2



50.2 Manutenção e Reparação de Veículos Automotores
50.20-2manutenção e reparação de veículos automotores3



50.3Comércio a Varejo e por Atacado de Peças e Acessórios para Veículos Automotores
50.30-0comércio a varejo e por atacado de peças e acessórios para veículos automotores2



50.4Comércio, Manutenção e Reparação de Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios
50.41-5comércio a varejo e por atacado de motocicletas, partes, peças e acessórios2
50.42-3manutenção e reparação de motocicletas 3



50.5 Comércio a Varejo de Combustíveis
50.50-4comércio a varejo de combustíveis3



51COMÉRCIO POR ATACADO E INTERMEDIÁRIOS DO COMÉRCIO



51.1 Intermediários do Comércio
51.11-0intermediários do comércio de matérias-primas agrícolas, animaisvivos, matérias-primas têxteis e produtos semi-acabados2
51.12-8intermediários do comércio de combustíveis, minerais, metais e produtos químicos industriais3
51.13-6intermediários do comércio de madeira, material de construção e ferragens3
51.14-4intermediários do comércio de máquinas, equipamentos industriais, embarcações e aeronaves2
51.15-2intermediários do comércio de móveis e artigos de uso doméstico2
51.16-0intermediários do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de couro2
51.17-9intermediários do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo2
51.18-7intermediários do comércio especializado em produtos não-especificados anteriormente2
51.19-5intermediários do comércio de mercadorias em geral (não-especializado)2



51.2Comércio Atacadista de Produtos Agropecuários "In Natura"; Produtos Alimentícios para Animais
51.21-7comércio atacadista de produtos agrícolas in natura; produtos alimentícios para animais3
51.22-5comércio atacadista de animais vivos3



51.3Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo



51.31-4comércio atacadista de leite e produtos do leite3
51.32-2comércio atacadista de cereais beneficiados, farinhas, amidos e féculas3
51.33-0comércio atacadista de hortifrutigranjeiros3
51.34-9comércio atacadista de carnes e produtos da carne3
51.35-7comércio atacadista de pescados3
51.36-5comércio atacadista de bebidas3
51.37-3comércio atacadista de produtos do fumo3
51.39-0comércio atacadista de outros produtos alimentícios, não-especificados anteriormente 2






51.4Comércio Atacadista de Artigos de Usos Pessoal e Doméstico
51.41-1comércio atacadista de fios têxteis, tecidos, artefatos de tecidos ede armarinho2
51.42-0comércio atacadista de artigos do vestuário e complementos2
51.43-8comércio atacadista de calçados2
51.44-6comércio atacadista de eletrodomésticos e outros equipamentos de uso pessoal e doméstico2
51.45-4comércio atacadista de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e odontológicos2
51.46-2comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria2
51.47-0comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria, papel, papelão e seus artefatos, livros, jornais e outras publicações2
51.49-7comércio atacadista de outros artigos de uso pessoal e doméstico,não-especificados anteriormente2



51.5Comércio Atacadista de Produtos Intermediários Não-Agropecuários, Resíduos e Sucatas
51.51-9comércio atacadista de combustíveis 3
51.52-7comércio atacadista de produtos extrativos de origem mineral 3
51.53-5comércio atacadista de madeira, material de construção, ferragens e ferramentas 3
51.54-3comércio atacadista de produtos químicos 2
51.55-1comércio atacadista de resíduos e sucatas 3
51.59-4comércio atacadista de outros produtos intermediários não-agropecuários, não-especificados anteriormente 2



51.6Comércio Atacadista de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos para Usos Agropecuário, Comercial, de Escritório, Industrial, Técnico e Profissional
51.61-6comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 2
51.62-4comércio atacadista de máquinas e equipamentos para o comércio2
51.63-2comércio atacadista de máquinas e equipamentos para escritório 2
51.69-1comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para usos industrial, técnico e profissional e outros usos,não-especificados anteriormente 2



51.9Comércio Atacadista de Mercadorias em Geral ou Não-Compreendidas nos Grupos Anteriores



51.91-8comércio atacadista de mercadorias em geral (não-especializado) 2
51.92-6comércio atacadista especializadas em mercadorias não2

especificadas anteriormente



52COMÉRCIO VAREJISTA E REPARAÇÃO DE OBJETOS PESSOAIS E

DOMÉSTICOS



52.1 Comércio Varejista Não Especializado
52.11-6comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, com área de venda superior a 5.000 metros quadrados - hipermercados 2
52.12-4comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, com área de venda entre 300 e 5000 metros quadrados - supermercados 2
52.13-2comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, com área de venda inferior a 300 metros quadrados - exclusive lojas de conveniência 2
52.14-0comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios industrializados - lojas de conveniência2
52.15-9comércio varejista não especializado, sem predominância de produtos alimentícios 2



52.2 Comércio Varejista de Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, em Lojas Especializadas
52.21-3comércio varejista de produtos de padaria, de laticínio, frios e conservas2
52.22-1comércio varejista de doces, balas, bombons, confeitos e semelhantes2
52.23-0comércio varejista de carnes - açougues 3
52.24-8comércio varejista de bebidas2
52.29-9comércio varejista de outros produtos alimentícios não-especificados anteriormente e de produtos do fumo2



52.3Comércio Varejista de Tecidos, Artigos de Armarinho, Vestuário, Calçados em Lojas Especializadas
52.31-0comércio varejista de tecidos e artigos de armarinho2
52.32-9comércio varejista de artigos do vestuário e complementos2
52.33-7comércio varejista de calçados, artigos de couro e viagem2



52.4Comércio Varejista de Outros Produtos, em Lojas Especializadas
52.41-8comércio varejista de produtos farmacêuticos, artigos médicos e ortopédicos, de perfumaria e cosméticos2
52.42-6comércio varejista de máquinas e aparelhos de usos doméstico e pessoal, discos e instrumentos musicais2
52.43-4comércio varejista de móveis, artigos de iluminação e outros artigos para residência2
52.44-2comércio varejista de material de construção, ferragens, ferramentas manuais e produtos metalúrgicos; vidros, espelhos e vitrais; tintas e madeira2
52.45-0comércio varejista de equipamentos e materiais para escritório; informática e comunicação2
52.46-9comércio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria2
52.47-7comércio varejista de gás liquefeito de petróleo – GLP3
52.49-3comércio varejista de outros produtos não-especificados anteriormente2



52.5 Comércio Varejista de Artigos Usados, em Lojas
52.50-7comércio varejista de artigos usados, em lojas2



52.6 Comércio Varejista Não Realizado em Lojas
52.61-2comércio varejista de artigos em geral, por catálogo ou pedido pelo correio2
52.69-8comércio varejista realizado em vias públicas, postos móveis, através de máquinas automáticas e a domicílio 2



52.7 Reparação de Objetos Pessoais e Domésticos
52.71-0reparação e manutenção de máquinas e de aparelhos eletrodomésticos3
52.72-8reparação de calçados3
52.79-5reparação de outros objetos pessoais e domésticos2



H -ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO



55ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO
55

55.1Estabelecimentos Hoteleiros e Outros Tipos de Alojamento Temporário
55.11-5estabelecimentos hoteleiros, com restaurante2
55.12-3estabelecimentos hoteleiros, sem restaurante2
55.19-0outros tipos de alojamento2



55.2Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação
55.21-2restaurantes e estabelecimentos de bebidas, com serviço completo2
55.22-0lanchonetes e similares2
55.23-9cantinas (serviços de alimentação privativos)2
55.24-7fornecimento de comida preparada2
55.29-8outros serviços de alimentação2



I -TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E COMUNICAÇÕES



60TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E COMUNICAÇÕES
56

60.1Transporte Ferroviário Interurbano
60.10-0Transporte Ferroviário Interurbano2



60.2Outros Transportes Terrestres
60.21-6transporte ferroviário de passageiros, urbano2
60.22-4transporte metroviário3
60.23-2transporte rodoviário de passageiros, regular, urbano3
60.24-0transporte rodoviário de passageiros, regular, não urbano3
60.25-9transporte rodoviário de passageiros, não regular3
60.26-7transporte rodoviário de cargas, em geral3
60.27-5transporte rodoviário de produtos perigosos4
60.28-3transporte rodoviário de mudanças3
60.29-1transporte regular em bondes, funiculares, teleféricos ou trens próprios para exploração de pontos turísticos3



60.3 Transporte Dutoviário
60.30-5transporte dutoviário3



61TRANSPORTE AQUAVIÁRIO



61.1 Transporte Marítimo de Cabotagem e Longo Curso
61.11-5transporte marítimo de cabotagem4
61.12-3transporte marítimo de longo curso4



61.2Outros Transporte Aquaviários
61.21-2transporte por navegação interior de passageiros3
61.22-0transporte por navegação interior de carga4
62.23-9transporte aquaviário urbano3



62TRANSPORTE AÉREO



62.1Transporte Aéreo, Regular
62.10-3transporte aéreo, regular3



62.2Transporte Aéreo, Não-Regular
62.20-0transporte aéreo, não-regular3



62.3Transporte Espacial
62.30-8transporte espacial4



63ATIVIDADES ANEXAS E AUXILIARES DO TRANSPORTE E AGÊNCIAS DE VIAGEM



63.1 Movimentação e Armazenamento de Cargas
63.11-8carga e descarga3
63.12-6armazenamento e depósitos de cargas3



63.2Atividades Auxiliares aos Transportes
63.21-5atividades auxiliares aos transportes terrestres2
63.22-3atividades auxiliares aos transportes aquaviários2
63.23-1atividades auxiliares aos transportes aéreos3



63.3Atividades de Agências de Viagens e Organizadores de Viagem
63.30-4atividades de agências de viagens e organizadores de viagem1



63.4Atividades Relacionadas à Organização do Transporte de Cargas
63.40-1atividades relacionadas à organização do transporte de cargas2



64CORREIO E TELECOMUNICAÇÕES



64.1Correio
64.11-4atividades de correio nacional2
64.12-2outras atividades de correio2



64.2Telecomunicações
64.20-3telecomunicações2



J -INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA



65INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA, EXCLUSIVE SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA



65.1 Banco Central
65.10-2Banco Central2



65.2Intermediação Monetária - Depósitos à Vista
65.21-8bancos comerciais2
65.22-6bancos múltiplos (com carteira comercial)2
65.23-4caixas econômicas2
65.24-2cooperativas de crédito1



65.3Intermediação Monetária - Outros Tipos de Depósitos
65.31-5bancos múltiplos (sem carteira comercial)2
65.32-3bancos de investimento2
65.33-1bancos de desenvolvimento2
65.34-0crédito imobiliário2
65.35-8sociedades de crédito, financiamento e investimento2



65.4Arrendamento Mercantil
65.40-4arrendamento mercantil2



65.5Outras Atividades de Concessão de Crédito
65.51-0agências de desenvolvimento2
65.59-5outras atividades de concessão de crédito2



65.9Outras Atividades de Intermediação Financeira, Não-Especificadas Anteriormente
65.91-9fundos mútuos de investimento2
65.92-7sociedades de capitalização2
65.99-4outras atividades de intermediação financeira, não-especificadas anteriormente2



66 SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA



66.1 Seguros de Vida e Não-Vida
66.11-7seguros de vida1
66.12-5seguros não-vida1
66.13-3resseguros1



66.2 Previdência Privada
66.21-4previdência privada fechada1
66.22-2previdência privada aberta1



66.3 Planos de Saúde
66.30-3planos de saúde1



67 ATIVIDADES AUXILIARES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA



67.1Atividades Auxiliares da Intermediação Financeira, Exclusive Seguros e Previdência Privada
67.11-3administração de mercados bursáteis2
67.12-1atividades de intermediários em transações de títulos e valores mobiliários2
67.19-9outras atividades auxiliares da intermediação financeira, não-especificadas anteriormente



67.2Atividades Auxiliares dos Seguros e da Previdência Privada
67.20-2atividades auxiliares dos seguros e da previdência privada1



K -ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS, ALUGUÉIS E SERVIÇOS PRESTADOS ÀS EMPRESAS



70ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS



70.1 Incorporação de Imóveis por Conta Própria



70.10-6incorporação de imóveis por conta própria1



70.2 Aluguel de Imóveis
70.20-3 aluguel de imóveis1



70.3 Atividades Imobiliárias por Conta de Terceiros
70.31-9incorporação de imóveis por conta de terceiros1
70.32-7administração de imóveis por conta de terceiros1



70.4 Condomínios Prediais
70.40-8 condomínios prediais2



71ALUGUEL DE VEÍCULOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM CONDUTORES OU OPERADORES E DE OBJETOS PESSOAIS E DOMÉSTICOS



71.1 Aluguel de Automóveis
71.10-2aluguel de automóveis2



71.2 Aluguel de Outros Meios de Transportes
71.21-8aluguel de outros meios de transporte terrestre2
71.22-6aluguel de embarcações2
71.23-4aluguel de aeronaves2



71.3Aluguel de Máquinas e Equipamentos
71.31-5aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas2
71.32-3aluguel de máquinas e equipamentos para construção e engenharia civil2
71.33-1aluguel de máquinas e equipamentos para escritórios2
71.39-0aluguel de máquinas e equipamentos de outros tipos, não-especificados anteriormente2



71.4 Aluguel de Objetos Pessoais e Domésticos
71.40-4aluguel de objetos pessoais e domésticos1



72ATIVIDADES DE INFORMÁTICA E CONEXAS



72.1Consultoria em Sistemas de Informática
72.10-9consultoria em sistemas de informática1



72.2 Desenvolvimento de Programas de Informática
72.20-6desenvolvimento de programas de informática2



72.3Processamento de Dados
72.30-3processamento de dados3



72.4Atividades de Banco de Dados
72.40-0atividades de banco de dados2



72.5Manutenção e Reparação de Máquinas de Escritório e de Informática



72.50-8manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática2



72.9Outras Atividades de Informática, Não-Especificadas Anteriormente



72.90-7outras atividades de informática, não-especificadas anteriormente2



73PESQUISA E DESENVOLVIMENTO



73.1 Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências Físicas e Naturais
73.10-5pesquisa e desenvolvimento das ciências físicas e naturais2



73.2 Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências Sociais e Humanas
73.20-2pesquisa e desenvolvimento das ciências sociais e humanas1



74SERVIÇOS PRESTADOS PRINCIPALMENTE ÀS EMPRESAS



74.1Atividades Jurídicas, Contábeis e de Assessoria Empresarial
74.11-0atividades jurídicas1
74.12-8atividades de contabilidade e auditoria1
74.13-6pesquisas de mercado e de opinião pública1
74.14-4gestão de participações societárias (holdings)1
74.15-2sedes de empresas e unidades administrativas locais1
74.16-0atividades de assessoria em gestão empresarial1



74.2Serviços de Arquitetura e Engenharia e de Assessoramento Técnico Especializado
74.20-9serviços de arquitetura e engenharia e de assessoramento técnico especializado2



74.3Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade
74.30-6ensaios de materiais e de produtos; análise de qualidade2



74.4Publicidade
74.40-3publicidade



74.5Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra para Serviços Temporários
74.50-0seleção, agenciamento e locação de mão-de-obra para serviços temporários2



74.6 Atividades de Investigação, Vigilância e Segurança
74.60-8atividades de investigação, vigilância e segurança3



74.6Atividades de Limpeza em Prédios e Domicílios
74.70-5atividades de limpeza em prédios e domicílios3



74.9Outras Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas



74.91-8atividades fotográficas2
74.92-6atividades de envasamento e empacotamento, por conta de terceiros2
74.99-3outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas, não-especificadas anteriormente2



L -ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DEFESA E SEGURIDADE SOCIAL



74ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DEFESA E SEGURIDADE SOCIAL



75.1 Administração de Estado e da Política Econômica e Social
75.11-6administração pública em geral1
75.12-4regulação das atividades sociais e culturais1
75.13-2regulação das atividades econômicas1
75.14-0atividades de apoio à administração pública1



75.2 Serviços Coletivos Prestados pela Administração Pública
75.21-3relações exteriores1
75.22-1defesa2
75.23-0justiça2
75.24-8segurança e ordem pública2
75.25-6defesa civil2



75.3 Seguridade Social
75.30-2Seguridade Social1



M -EDUCAÇÃO



80EDUCAÇÃO



80.1Educação Pré-Escolar e Fundamental
80.11-0educação pré-escolar2
80.12-8educação fundamental2



80.2Educação Média de Formação Geral, Profissionalizante ou Técnica
80.21-7educação média de formação geral2
80.22-5educação média de formação técnica e profissional2



80.3Educação Superior
80.30-6educação superior2



80.9Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino



80.91-8ensino em auto-escolas e cursos de pilotagem3
80.92-6educação supletiva2
80.93-4educação continuada ou permanente e aprendizagem profissional2
80.94-2ensino à distância1
80.95-0educação especial2



N -SAÚDE E SERVIÇOS SOCIAIS



85SAÚDE E SERVIÇOS SOCIAIS



85.1Atividades de Atenção à Saúde
85.11-1atividades de atendimento hospitalar3
85.12-0atividades de atendimento a urgências e emergências3
85.13-8atividades de atenção ambulatorial3
85.14-6atividades de serviços de complementação diagnóstica ou terapêutica3
85.15-4atividades de outros profissionais da área de saúde3
85.16-2outras atividades relacionadas com a atenção à saúde3



85.2Serviços Veterinários
85.20-0serviços veterinários3



85.3Serviços Sociais
85.31-6serviços sociais com alojamento2
85.32-4serviços sociais sem alojamento1



O -OUTROS SERVIÇOS COLETIVOS, SOCIAIS E PESSOAIS



90LIMPEZA URBANA E ESGOTO E ATIVIDADES CONEXAS



90.1 Limpeza Urbana e Esgoto e Atividades Conexas
90.00-0limpeza urbana e esgoto e atividades conexas3



91ATIVIDADES ASSOCIATIVAS



91.1Atividades de Organizações Empresariais, Patronais e Profissionais



91.11-1atividades de organizações empresariais e patronais1
91.12-0atividades de organizações profissionais1



91.2Atividades de Organizações Sindicais
91.20-0atividades de organizações sindicais1



91.9 Outras Atividades Associativas
91.91-0atividades de organizações religiosas1
91.92-8atividades de organizações políticas1
91.99-5outras atividades associativas, não-especificadas anteriormente1



92ATIVIDADES RECREATIVAS, CULTURAIS E DESPORTIVAS



92.1Atividades Cinematográficas e de Vídeo
92.11-8produção de filmes cinematográficos e fitas de vídeo2
92.12-6distribuição de filmes e de vídeos2
92.13-4projeção de filmes e de vídeos2



92.2Atividades de Rádio e de Televisão
92.21-5atividades de rádio2
92.22-3atividades de televisão2



92.3Outras Atividades Artísticas e de Espetáculos
92.31-2atividades de teatro, música e outras atividades artísticas e literárias2
92.32-0gestão de salas de espetáculos1
92.39-8outras atividades de espetáculos, não-especificadas anteriormente2



92.4Atividades de Agências de Notícias
92.40-1atividades de agências de notícias2



92.5Atividades de Bibliotecas, Arquivos, Museus e Outras Atividades Culturais



92.51-7atividades de bibliotecas e arquivos2
92.52-5atividades de museus e conservação do patrimônio histórico2
92.53-3atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais e reservas ecológicas2



92.6Atividades Desportivas e Outras Relacionadas ao Lazer
92.61-4atividades desportivas2
92.62-2outras atividades relacionadas ao lazer2



93SERVIÇOS PESSOAIS



93.0Serviços Pessoais
93.01-7lavanderias e tinturarias3
93.02-5cabeleireiros e outros tratamentos de beleza2
93.03-3atividades funerárias e conexas2
93.04-1atividades de manutenção do físico corporal2
93.09-2outras atividades de serviços pessoais, não especificadas anteriormente


2



P -SERVIÇOS DOMÉSTICOS



95SERVIÇOS DOMÉSTICOS



95.0 Serviços Domésticos
95.00-1serviços domésticos2



Q -ORGANISMOS INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIÇOES EXTRATERRITORIAIS



99ORGANISMOS INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES EXTRATERRITORIAIS



99.0Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais



99.00-7organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais1

QUADRO II
SESMT

(*) - Tempo parcial mínimo de 3 horas.
(**) O dimensionamento total deverá ser feito levando-se em considerção o dimensionamento da faixa de 3.501 a 5.000 mais o dimensionamento do(s) grupo(s) de 4.000 ou fração de 2.000.
OBS: Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de 5.00 (quinhentos) empregados deverão contar com um enfermeiro do trabalho em tempo integral.



QUADRO III
ACIDENTES COM VÍTIMA

QUADRO IV
DOENÇAS OCUPACIONAIS

QUADRO V
INSALUBRIDADE

QUADRO VI
ACIDENTES SEM VÍTIMA